Corpos musculosos e movimentos precisos no tablado admirados por olhares curiosos vindos da arquibancada. Esse foi o resultado da parceria que levou alunos do Cefet-BA ao Teatro Castro Alves, nos dias 19, 22 e 23 de julho, para uma tarde de intercâmbio com o Balé do TCA.
Entre sons e figurinos, estudantes de cinco turmas da modalidade integrada ao ensino médio, dos cursos de Geologia, Edificações, Turismo, Manutenção Mecânica Industrial e Operação de Processos Industriais Químicos tiveram a oportunidade de assistir a aulas de balé clássico e contemporâneo. Em seguida, eles contemplaram apresentações das coreografias “o Azul de Klein”, do coreógrafo João Perene e “Sem título” – inspirado em ‘A hora em que não sabíamos nada uns dos outros’ de Peter Handke, criada pela diretora de teatro Nehle Franke.
O intercâmbio cultural entre as entidades foi possível graças à professora de Dança do Cefet-Ba, Guiomar Fontes, que busca mostrar o lado profissional da dança aos alunos. “O objetivo principal é proporcionar aos alunos a oportunidade de contemplar a dança enquanto arte e área profissional, diferente da experiência das danças descartáveis, como pagode e arrocha, por exemplo”, explicou.
Ao fim das apresentações, os alunos participaram de bate-papo com os bailarinos, no qual puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as coreografias e os dia-a-dia da companhia de dança oficial da Bahia. O estudante Rian Oliveira, do segundo semestre de Eletrônica, assistiu pela primeira vez a uma apresentação de balé profissional. “Achei interessante o modo da dança, que é diferente da dança convencional. Tive uma percepção a mais sobre os movimentos do corpo”, afirmou.