O programa “Poética” é mensal e vai ao ar, sempre, às 14h30, na quarta semana do mês. Com meia hora de duração, o programa tem como objetivo “criar uma outra via de divulgação da poesia, uma vez que o mercado editorial é fechado”, argumenta Wesley Correia.
O convidado do primeiro programa é o poeta sergipano, Cleberton Santos, que falou um pouco do seu trabalho e declamou algumas das suas poesias - dentre elas, “Calçada Ribeirinha”, poesia com a qual ganhou o prêmio “Wally Salomão” da academia de Letras de Jequié, Bahia. “A poesia é a faxineira que faxina a poeira do mundo, e liberta o mundo para a beleza que existe escondida debaixo dessa poeira”, afirmou Cleberton Santos.
Mini Biografia - Cleberton dos Santos nasceu em Propriá, Sergipe, e atualmente vive em Feira de Santana, Bahia, onde é professor de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS. Em 2002, venceu o prêmio escritor universitário Alceu Amoroso lima, da Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro. Entre os seus livros publicados estão “Lucidez Silenciosa”, 2005, “Ópera Urbana”, 2000, além de outras antologias poéticas. Em 2007, recebeu o prêmio Wally Salomão da Academia de Letras de Jequié, Bahia.
Wesley Barbosa Correia nasceu em Cruz das Almas, Bahia, é poeta, músico e escritor consagrado. Escreveu, "Pausa para um Beijo e Outros Poemas", livro de poesias inspiradas em fatos marcantes da vida do poeta.
A convidada do primeiro programa é a doutora Núbia Moura que é pró reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFBA, é graduada em engenharia química pela UFBA e é mestre em química orgânica pela UFRJ.
O programa será veiculado às 16:30 horas na Rádio IFBA que vai ao ar todos os dias das 14h30 às 19h, na internet, através do endereço http://www.radioifbasalvador.
A partir da próxima quinta-feira, 03 de setembro, às 16h30, você vai conferir um novo programa na grade de programação da Rádio IFBA, o “Pílula Literária”. Com apresentação de Ana Claúdia Conceição, roteiro e produção de Moisés Costa Pinto e Paulo Trocoli, o “Pílula Literária” vai trazer, a cada semana, a literatura para o seu rádio, ao apresentar um pouco da vida e obra dos principais escritores clássicos e contemporâneos, como Ariano Suassuna, Bernard Cornwell, Machado de Assis, entre outros.
O programa vai contar com declamações e leituras dramáticas de alguns trechos das principais obras do autor em destaque.
Na estreia do “Pílula Literária”, você vai poder conferir uma homenagem a um dos principais poetas da Bahia: conhecido como o poeta dos escravos, do povo e da liberdade, Castro Alves.
Castro Alves nasceu em 1847, na fazenda Cabaceiras, no município de Curralinho, hoje, Castro Alves, e morreu tragicamente aos 24 anos, tendo lançado apenas um livro em vida: “Espumas Flutuantes”.
Por isso não perca a estreia do programa “Pílula Literária”, na próxima quinta!
Novas Carrocerias: inspiração nas estradas,
com fotos processadas por computador. Centro de Cultura de
Alagoinhas; 75 3421-5608 .
O maestro italiano Aldo Brizzi
regerá a OSBA em concerto com
participação da violinista Gyula
Stuller. 26/08 ;Teatro Castro Alves; 26/08.
François Starita investiga a história, geografia,
política e cultura francesa. Biblioteca Juracy Magalhães
Jr.; Itaparica; 29/08 a 15/09.
Um Recital Dramático Poemas e
canções traduzem questionamentos
e angústias do homem contemporâneo. Teatro do ICBA; 71 3338-4700; 21-29/08